Sadam em Tribunal - Justiça internacional ou farsa política?
Pontos prévios (obviamente subjectivos): 1º.- O Sadam não é inocente, é um facínora e foi um ditador descabido de escrúpulos. 2º.- Os americanos mentiram para acelerar o processo bélico. 3º.- É duvidoso que a classe média e as mulheres iraquianas estejam agora melhor. 4º.- Há outros interesses, para além dos humanitários, que pesam fortemente na atitude americana no Iraque. 5º.- Muitos Sadam´s hão-de viver e morrer na 'paz dos anjos' sem que a comunidade internacional resolva invadir os seus países e julgá-los.
Segundo o El Mundo, o juiz informou o réu Sadam das acusações que recaiem sobre si. São muitas e graves estas acusações: O assassinato de figuras religiosas em 1974; o 'gaseamento' de Curdos em Halabja em 1988; o assassinato de membros do clã Barzani em 1983; o assassinato de membros da oposição política nos últimos 30 anos; a campanha de extermínio dos Curdos entre 1987 e 1988; a repressão em 1991 de Curdos e de Xiítas e a invasão do Kowait em 1990!!
P.S. - Eu sou sincero...tenho grande admiração pela América e pelo povo americano..quem não a tem só pode ser possuidor de um enorme inveja pelo desenvolvimento, pela grandiosidade e pelo poder dessa mesma nação!!
2 Comments:
Não se trata de inveja em relação à grande potencia... os EUA são o que são graças à Primeira Grande Guerra, e são-no graças à Europa que precisou de armas e mao-de-obra, coisas que os EUA tinham; a partir daí, uma Europa devastada pela Guerra, ficou dependente de uma nação em desenvolvimento: os EUA! Mas vejamos, não foi com a mesma intenção que atacaram o Iraque?! Bush não é muito diferente de Hitler: este defendia uma raça ariana; o outro, dotado de menos inteligência, defende que só os Eua podem dominar o mundo... daí terem invadido o Iraque. Petróleo é a maior riqueza daquela nação, petróleo é o que faz andar a tecnologia. E se todos forem beber aos EUA, porque entretanto têm petróleo para vender aos barris? Os Eua vão finalmente poder saldar a sua divida mundial! Só mais uma coisa: o gigante adormecido já acordou e tem petróleo próprio... sabe do que falo??
12:52 da tarde
Em jeito de resposta ao seu comentário,posso dizer-lhe que a noção de que os países ricos, e as grandes empresas são os principais beneficiários do livre comércio global, é um total contra-senso! Senão repare, raramente na história, uma nação exerceu tanto domínio na economia mundial como os Estados Unidos nos dias de hoje.
A economia dos EUA é tão grande, que a produção de suas áreas metropolitanas supera a de alguns países.
É natural, portanto, que uma posição tão dominante às vezes provoque a inveja e a ira de algumas pessoas...
Digo mais, os Estados Unidos compram muito mais aos países em desenvolvimento, do que vendem para eles,não só compram centenas de bilhões de dólares em produtos das nações em desenvolvimento, como também investem pesadamente nesses países.
Nos últimos 20 anos, a integração e a liberalização dos mercados financeiros permitiram que o capital fluísse para onde é mais bem aproveitado, com maiores benefícios em âmbito global.
Ao permitir às nações estrangeiras acesso a seus mercados internos,e pressionando outras para que façam uma abertura ainda maior, o país tornou-se um colaborador fundamental do crescimento dos países em desenvolvimento e uma potência única e admirável em todo o Mundo!
3:05 da tarde
Enviar um comentário
<< Home